DEPOIMENTOS DE FERNANDA CARVALHO PARA O LIVRO MUSCULAÇÃO INTENSIDADE TOTAL



Treino desde os 17 anos¸ sempre gostei e admirei o treinamento levado a sério¸ apesar de que mulheres sofrem grande preconceito ao apresentarem o interesse pela musculação de forma hipertrófica¸ sendo tratadas com preconceito.


Chegou um determinado momento em que comecei a ver imagens de mulheres que tinham um corpo esculpido pela musculação¸ um exemplo que sempre tive foi uma das mais conceituadas no mundo fitness internacional¸ Monica Brant¸ que com certeza¸ é um exemplo para muitas mulheres¸ que como eu¸ pensam em ter um shape proporcional e adequado para competição.


Porem nesta época eu treinava sem o conhecimento de meu próprio corpo¸ sem ter a noção corporal¸ ou seja¸ sem sentir o meu corpo¸ sem enxergá-lo de maneira correta¸ a começar pela minha postura que era péssima¸ e é algo que até hoje tenho de me policiar para não deixar que meu trapézio sobressaia aos meus ombros¸ o que¸ para mulheres¸ se torna uma imagem não muito bem-vinda.


Eu também não tinha uma alimentação adequada¸ não sabia o que comer¸ e nem o que cada alimento tinha em sua composição¸ ou seja¸ não sabia diferenciar exatamente quais alimentos tinham índice glicêmico maior ou menos¸ ou a quantidade de proteínas que eu deveria ingerir por dia¸ e isso com certeza¸ foi um dos principais fatores de ter demorado a dar inicio á imagem corporal que desejava para mim.


Meu treinamento sempre foi defasado e com carência de observações e detalhes que hoje em dia mudaram significativamente meu corpo. Sempre tive problemas com minhas panturrilhas¸ pois meu quadríceps é muito bem desenvolvido¸ enquanto minhas panturrilha são muito finas¸ e meu treinamento era muito voltado para coxas¸ estas que eram enormes e desproporcionais à minhas panturrilhas.


O treinamento não seguia ordem de começar com uma repetição leve¸ e ir aumentando a carga aos poucos¸ muitas vezes fiz ao contrario¸ e percebia que a fadiga vinha muito rápido.


Quando conheci o Prof. Waldemar Guimaraes¸ que hoje é meu marido¸ passei a ver meu treino de maneira muito diferente¸ otimizei alguns aspectos mais importantes¸ reavaliei meu treinamento¸ passando a treinar de acordo com o método Intensidade Total.


Este faz com que você comece com uma carga menor¸ fazendo um numero de repetições até chegar no seu submáximo¸ ou seja¸ você não chega a falha¸ você percebe que não há fadiga muscular nesse primeiro conceito. Na segunda série já se aumenta a carga¸ fazendo menos repetições¸ e chegando a falha do exercício¸ ou seja¸ nesta serie você chega ao máximo porem sozinho¸ sem ajuda¸ á fadiga do grupo muscular com o qual estiver treinando.


Por fim na terceira série o peso aumenta e então você chega a sua falha total¸ ou seja¸ até o seu máximo¸ onde nas ultimas repetições você necessitará de um auxilio para a completa execução do exercício ou necessitara roubar para conseguir a falha na fase excêntrica. Esse treinamento mudou radicalmente minha forma de treino¸ e hoje tenho resultados muito melhores¸ e mais rápidos¸ adequados ao meu tipo físico e aos meus objetivos.


Outro aspecto importante que auxilia na minha construção corporal¸ é começar meu treinamento pelo grupo muscular que mais preciso desenvolver¸ por exemplo¸ no dia em que treino peito¸ ombro e tríceps¸ começo com ombro¸ que seria no momento o que mais preciso¸ após este tríceps¸ e por ultimo peito¸ que não é um grupo muscular em que nós mulheres treinamos com carga pesada¸ e nem para hipertrofiar.


Esta maneira com a qual treinamos¸ dentro deste conceito de Intensidade Total¸ por não contarmos as repetições¸ e não termos preocupações com números¸ nos torna mais livres em nosso treinamento¸ e também torna o treino mais flexível de acordo com o desempenho de cada pessoa¸ há dias em que você consegue ir muito alem do que se espera¸ e há outros em que¸ devido á problemas pessoais¸ má alimentação¸ ou qualquer outro imprevisto inevitável¸ nossa forca esta defasada e as vezes não conseguimos treinar com uma mesma freqüência.


O importante é ter esta consciência corporal¸ sentir o corpo como um todo¸ e fragmentado também¸ quando nos concentramos no treino¸ em que estamos colocando um determinado grupo muscular á um esforço extremo¸ devemos nos concentrar¸ entender e sentir o que estamos fazendo¸ desta maneira¸ sempre atingiremos o nosso objetivo.






Fonte: waldemarguimaraes.com.br

Nenhum comentário: