Musculação para iniciantes

Treinos prontos, será uma boa?


Quem acompanha o site Musculação Total sabe que todos os meses trazemos exemplos de treinos e dietas. Por mais que insistimos em alertar sobre a importância de consultar um profissional antes de iniciar qualquer rotina, muitos dos leitores teimam em fazer exatamente como foi proposto, sem sequer um ajuste. Será esta uma boa prática?

17 de abril de 2011 


Milhares de especulações hoje permeiam o tema ‘musculação’, principalmente (ou infelizmente) nos finais de semana, e em algumas datas especificas, tais como: verão, carnaval, ou até mesmo quando está ‘pra rolar’ alguma balada de renome.

11 de abril de 2011 
desenvolvimento costas

Muitas pessoas pensam que a academia só é importante para aqueles que querem ganhar músculos de aço, mas isso não é verdade.

Malhar alivia o stress do dia-a-dia, retarda a velhice, combate os problemas de saúde ocasionados pelo sedentarismo, aumenta a disposição e causa uma sensação de bem-estar pós-treino. Sem dizer que melhora o visual e você pode modelar o corpo da forma que você achar melhor, não necessariamente ficando igual o Arnold Schwarzenegger nos tempos de “Conan”.



Ficha de treino ou almanaque culinário?
11 de março de 2011 


Em pouco tempo de experiência no treinamento resistido (com pesos), e com o agravante de morar em uma cidade interiorana, venho me deparando com os mais variados tipos de ‘absurdos’ já ouvidos no mundo da musculação, porém o mais resistente de todos, ainda é a famosa ‘ficha de treino’.



Dica rápida: músculos negligenciados
7 de março de 2011 


A maioria das pessoas que estão começando na musculação acabam esquecendo de músculos importantes como os antebraços. Negligenciar este músculo pode prejudicar muito seu treino, pois os antebraços são os músculos da pegada. Com antebraços fortes você poderá pegar mais carga nos exercícios. Como exemplo temos o exercício encolhimento dos ombros, onde antebraços mal treinados podem falhar antes que os trapézios.


Musculação: paixão ou obsessão?
6 de março de 2011 


Recentemente a musculação tem se tornado uma prática presente na vida de milhões de pessoas. O número de adeptos é cada vez maior, assim como o número de academias, profissionais do mundo fitness e produtos que ajudam a modelar o corpo ideal. Muitos praticantes acabam apaixonando-se pela atividade, tornando-a parte de seu estilo de vida, entretanto, em alguns casos, a musculação se torna uma obsessão e o que antes era benéfico pode se tornar um grande problema.



10 erros comuns na musculação
6 de fevereiro de 2011 


10 erros comuns que podem afetar seu ganho de massa muscular

Por: Rodolfo Peres

Quando se objetiva o ganho de massa muscular, além de um treinamento apropriado, faz-se necessária uma nutrição específica. No dia a dia, atendendo inúmeras pessoas com esse objetivo em comum, observamos alguns erros clássicos, que acabam comprometendo toda a busca pelo resultado esperado. A ideia desse artigo é apresentar alguns desses equívocos com uma breve discussão.



Como manter-se motivado para treinar?
19 de setembro de 2010 

motivação para treinar
Estar decidido a iniciar na musculação, retomar os treinamentos e até mesmo já ter se inscrito em uma academia não é a parte mais difícil. Geralmente é normal uma maior motivação no começo, que costuma cair com o passar do tempo. Todos temos problemas familiares, problemas no trabalho, sofremos com as ações do tempo (frio, chuva, calor, etc.), cansaço e demora para obter o corpo desejado.

Treino completo para pernas
12 de agosto de 2010 

evan centopani

Inicialmente devemos esquecer boa parte das máquinas isoladoras, pois iremos priorizar os exercícios básicos e construtores de massa: agachamento e leg press. Agachamento é sem dúvidas o melhor exercício e, não por acaso, o treino deve ser focado nele! Os demais exercícios serão somente complementares.


Corrigindo problemas de simetria
9 de agosto de 2010 

Dexter Jackson

Todos nós possuímos algum tipo de assimetria de circunferências musculares entre os lados direito e esquerdo do corpo. Esta diferença pode ser notada também em relação à força e definição. Na maioria dos casos é normal, pois o lado dominante do corpo geralmente é mais forte e mais desenvolvido, mas é uma aspecto que deve ser trabalhado na busca por balanço e simetria. Certamente esse fator afeta também os treinamentos, onde um dos lados acabará fazendo mais força.

Nenhum comentário: